110.º aniversário de<br>José Gomes Ferreira
Foi em 9 de Junho de 1900 que nasceu no Porto o escritor e poeta José Gomes Ferreira. Vindo para Lisboa com apenas quatro anos, é na capital que faz os seus estudos. Colaborador nos anos 30 nas revistas Presença e Seara Nova, entre várias outras, projecta o trabalho poético com Poesia I (1948), recebendo em 1961, o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores pelo seu Poesia III.
Participante activo nos movimentos democráticos antifascistas, colabora com Fernando Lopes Graça, sendo suas as palavras da canção «Jornada». Candidato da Aliança Povo Unido (APU), por Lisboa, nas legislativas de 1979, José Gomes Ferreira aderiu formalmente, em 29 de Fevereiro 1980, ao Partido que sempre acompanhou – o PCP.
Vitimado por doença prolongada, vem a falecer em 8 de Fevereiro de 1985. Para além da poesia, que ocupa um lugar destacado no seu trabalho, legou-nos igualmente importantes obras de ficção, crónicas, memórias e diários, contos, ensaios e estudos, pertencendo-lhe ainda a tradução de O Livro das Mil e Uma Noites (1926).